O Mundial de Andebol é um dos grandes eventos do desporto. Aqui, as melhores equipas desafiam-se em busca de glória. Os fãs ficam ao rubro, ansiosos por assistir aos melhores jogos, vibrar com as maiores rivalidades e ver os principais jogadores do mundo em ação nos momentos decisivos.
Apesar de o andebol ser um desporto popular na Europa, tornou-se rapidamente conhecido em outras partes do mundo pela sua competição acérrima e emocionante. A cada dois anos, o torneio reúne equipas de todos os países. Em 2025, a grande campeã foi a Dinamarca, mas o que podemos esperar para 2027? É isso que iremos tentar desvendar à distância.
As principais equipas e rivalidades do andebol mundial
O campeonato do mundo de andebol recebe as melhores equipas de todo o mundo a cada 2 anos. A mais recente vencedora, a Dinamarca, é considerada uma das melhores, tendo-se sagrado campeã em 2019 e 2025.
Espanha, França, Alemanha e Portugal também se destacam e enfrentam-se frequentemente nas fases finais. Estes jogos são transmitidos em direto na televisão.
Como funciona o torneio: Formatos e disputas
O mundial de andebol acontece de forma idêntica a outros desportos, como o futebol. Existe uma fase de qualificação, onde equipas de vários países disputam as vagas limitadas do torneio. Uma vez iniciado o mundial, decorre a fase de grupos, dividindo as seleções em grupos de quatro. As melhores seguem em frente até que as duas melhores se enfrentam pelo título e prémio em dinheiro.
Prémios no mundial de andebol
Os vencedores levam o troféu e algumas medalhas para casa, tal como acontece com praticamente qualquer modalidade desportiva de eleição. Também existe uma medalha para o melhor guarda-rede e goleador. O prémio para a equipa vencedora pode chegar a 2.000.000€, o que é muito significativo para a modalidade.
Jogadores destaques do andebol mundial
O mundial de andebol é uma verdadeira montra onde os jogadores se destacam. É aqui procuram contratações para equipas melhores e uma progressão na sua carreira. Em 2025, tivemos o jogador Mikkel Hansen, da Dinamarca, eleito como o melhor jogador do torneio. Outros destaques foram o guarda-rede francês Vincent Gérard e o lateral da Croácia, Igor Karacic.
O campeonato deste ano também revelou novas promessas, como é o caso do jogador da Suécia Jim Gottfridsson. Com apenas 23 anos, impressionou diversos com seu alto desempenho dentro do campo, capacidade de liderança e desempenho técnico. Sem dúvida, um nome a seguir neste desporto.
Mundial de andebol 2025
O torneio mundial de andebol em 2025 foi muito disputado, como aliás seria esperado. A final aconteceu entre a Dinamarca e França. Nesta ocasião, os dinamarqueses levaram a melhor e tornaram-se campeões. Uma verdadeira surpresa foi a Alemanha, grande potência do andebol, eliminada pela Suécia, cuja expetativa era muito contida. Equipas como o Brasil e Tunísia também participaram no mundial, mas não obtiveram bons resultados.
A influência do andebol na sua popularização ao redor do mundo
O mundial de andebol é o momento no qual as equipas de todo o mundo se podem apresentar, mostrar o melhor de si e lutar para levar a taça para casa. Isso significa que os olhos do mundo estão ali, resultando num aumento significativo na sua popularidade.
Alguns fatores responsáveis por este desempenho são os seguintes:
- Televisão e internet. O crescimento do desporto gera maior interesse de grandes companhias de televisão para transmitir os eventos, atraindo audiências e ainda mais jogadores.
- Patrocinadores. Quanto maior a visibilidade do torneio e modalidade, melhor será para estes, já que poderão atrair patrocinadores e investidores que financiarão novas equipas, proporcionando um maior desenvolvimento.
Ainda assim, o andebol mundial ainda enfrenta certas dificuldades e é “ofuscado” por desportos mais populares, como futebol, basquete e ténis. No futuro, espera-se que o andebol ocupe o mesmo espaço destes citados, já que é igualmente divertido e emocionante.
O futuro do mundial de handebol: o que esperar para 2027
O mundial de 2025 foi um verdadeiro sucesso, e os organizadores estão orgulhosos do progresso alcançado. Tivemos transmissões em diversas redes de streaming conhecidas, incluindo o YouTube. A participação de equipas Africanas foi uma novidade bem-vinda, uma vez que se espera total inclusão nestes torneios.
É esperado que em 2027, o torneio possa receber mais equipas, aumentando a capacidade do mundial de andebol e duração. Também é expetável que surjam novas tecnologias, como é o caso do árbitro virtual, conhecido como VAR. Se tivermos tanta polémica como no futebol, a diversão continua garantida!
Conclusão
Considero o andebol um dos desportos mais divertidos e populares do mundo, e fico feliz ao ver que está a receber a atenção que merece. O cenário desportivo está saturado de futebol, pelo que a diversidade é bem-vinda. O mundial de andebol tem grande importância e está a crescer exponencialmente, promovendo competitividade entre equipas um pouco por todo o mundo.
Espera-se assim que os próximos anos sejam de recordes para o andebol. Com o avanço tecnológico, novos recursos deverão surgir para tornar o desporto ainda mais atrativo para os jovens, e assim, criar futuros atletas.