Saltar para o conteúdo

Seleção Nacional: Jovens correspondem à chamada

Seleção

A Seleção Nacional A Masculina iniciou no dia 1 de novembro uma semana de preparação com três jogos amigáveis. Hoje, frente ao Luxemburgo, a seleção das quinas foi mais forte e saiu vencedora por 21:39. Seguem-se dois jogos com a Alemanha, nos próximos dias 5 e 7.

Para iniciar a partida na d’Coque Arena, Paulo Pereira apostou em Manuel Gaspar, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Victor Iturriza e, os estreantes, Angel Hernandez e Miguel Alves.

Foi Daniel Scheid quem inaugurou o marcador a favor do Luxemburgo, mas Miguel Alves respondeu em dobro, assinando os seus primeiros golos ao serviço da seleção nacional.

Seguiram-se momentos de alguma passividade no jogo português, permitindo aos luxemburgueses manter alguma proximidade no marcador, embora sempre em desvantagem – o único momento do jogo em que os anfitriões estiveram na frente foi com o golo inaugural.

Com cerca de 15 minutos jogados, os comandados de Paulo Jorge Pereira venciam por duas bolas, 6:8, mas, com um parcial de 1:7, Portugal chegou aos 8 golos à maior, 7:15.

Pedro Oliveira assinou o último golo da primeira parte, conquistando a maior vantagem registada até então, de nove bolas, 10:19.

Na segunda parte, a aposta nos jovens continuou a ser clara, bem como a superioridade da seleção lusa. Decorridos 40 minutos da partida, André Sousa marcava o golo número 25, concluindo um parcial de 0:3, conferindo uma vantagem de 12 bolas, a maior registada até então, 13:25.

A seleção do Luxemburgo ia tentando responder, com alguns jogadores a mostrarem a sua valia no remate exterior mas, os comandados de Paulo Jorge Pereira responderam com uma defesa mais profunda, causando dificuldades à primeira linha da casa.

Os portugueses chegaram aos 16 golos à maior, pela mão de Diogo Branquinho, com o 18:34. A seleção do Luxemburgo ainda conseguiu responder com um parcial de 3:1, fruto de alguns erros ofensivos dos portugueses com o 7×6. Os lusos conseguiram limar esta opção tática e voltaram a distanciar-se no marcador.

Houve ainda espaço para alargar a vantagem, com Diogo Branquinho – melhor marcador da partida com 7 golos – a apontar o último golo do jogo, que garantiu uma vitória por 18 bolas, 21:39.

Do lado luxemburguês, Daniel Scheid e Lé Biel foram os mais inconformados, com 4 golos cada.

Destaque para os estreantes portugueses: Pedro Oliveira terminou como MVP da partida, com 6 golos marcados; Angel Hernandez assinalou um golo; Miguel Alves com três; Francisco Tavares apontou quatro golos e André Sousa dois.

O selecionador, Paulo Jorge Pereira, afirmou, em declarações à Federação de Andebol de Portugal, estar muito satisfeito com o desempenho dos seus jogadores:

Estou satisfeitíssimo porque conseguimos ser organizados, apenas com três treinos, para vir jogar aqui. Gostei muito da forma como os atletas se dedicaram a este jogo. Mais do que pelo resultado, estou satisfeito pela forma como nós abordámos o jogo, sempre com os olhos postos nos dois jogos com a Alemanha que vamos fazer, que vão ser de uma exigência superior.

Paulo Jorge Pereira – Selecionador Nacional

Sobre a lesão de Tiago Sousa, o técnico da Seleção Nacional afirma que terá que fazer algumas adaptações para os próximos desafios:

Tenho pena de termos perdido o Tiago, provavelmente porque fraturou a mão. Vamos ter que reformular um pouco o que estava pensado mas de qualquer maneira, oxalá que consigamos ser tão, ou ainda mais, competitivos quanto fomos neste jogo.

Paulo Jorge Pereira – Selecionador Nacional

Para concluir, o treinador deixou ainda uma palavra de satisfação em relação ao desempenho dos atletas mais jovens:

Para nós isto é uma alegria enorme, perceber que há atletas jovens que, ao jogarem no campeonato português, com o trabalho também desenvolvido nos clubes, conseguem chegar aqui e com 19 anos já ter um ritmo de competição elevado.

Há muitas coisas a melhorar sempre, mas estas experiências para eles são fundamentais para nós podermos, num futuro próximo, contar com mais atletas e, pouco a pouco, ir melhorando e consolidando o nível competitivo que nós vamos tendo por esse mundo fora.

Paulo Jorge Pereira – Selecionador Nacional

Calendário Jogos #HeróisDoMar

Jogos de Preparação
03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal (21:39)
05/11/2021 – 19h15 – Portugal x Alemanha
07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal

Torneio Yellow Cup
07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Ema Bastos

Treinadora de andebol e licenciada em Marketing, Ema pertence à equipa da 7Metros desde fevereiro de 2018, onde é Diretora de Marketing e Comunicação e Responsável pela Equipa de Design. O andebol é a sua grande paixão e, juntamente com a 7Metros, tem como objetivo fazer crescer a nossa modalidade em Portugal.