Saltar para o conteúdo

Portugal bate seleção germânica

Portugal

Em Dusseldorf, Portugal encontrou e venceu a Alemanha na segunda partida de preparação diante dos germânicos, para finalizar a semana de preparação da Seleção Nacional A Masculina com mais uma vitória.

O selecionador português voltou a apostar em Manuel Gaspar para defender as redes de Portugal desde o apito inicial, bem como em Diogo Branquinho e em Miguel Alves nas pontas. Já na primeira linha, alinharam André Gomes, Miguel Martins e Angel Hernandez e, como pivô, Luís Frade.

Após um ataque falhado para ambos os lados, foi Diogo Branquinho quem abriu as hostilidades, marcando o primeiro golo da partida. Os portugueses entraram muito sólidos defensivamente e aos 5 minutos já venciam por 1-3, com um golo assinado por Miguel Alves.

A seleção germânica respondeu com um parcial de 4-0 que foi interrompido, perto dos 9 minutos de jogo, com uma pausa técnica solicitada por Paulo Jorge Pereira, afim de serenar o ataque português que havia sido precipitado e permitiu golos em transição aos alemães. Paulatinamente, após o time-out, a equipa portuguesa – muito orientada pela gestão ofensiva de Miguel Martins – foi encontrando os caminhos para a baliza alemã, diante de uma defesa mais profunda. Defensivamente, os lusos conseguiam ir anulando a boa relação entre a primeira linha alemã e o seu pivô, Johannes Golla.

À passagem do minuto 26 foi a vez do técnico germânico parar a partida, quando o resultado se encontrava em 17-15. Manuel Gaspar ia crescendo na baliza e isso galvanizava toda a equipa que, com um parcial de 2-0, levou a partida empatada para os balneários.

Uma excelente reentrada no jogo da equipa portuguesa, com um parcial de 1-4, levou o treinador alemão a parar a partida com apenas 6 minutos na segunda parte – muito por culpa de Manuel Gaspar que estava intransponível.

Seguiram-se momentos de espetáculo, com as duas equipas a praticarem muito bom andebol e, apesar da aproximação germânica no resultado, o jogo seguia com ligeira vantagem de Portugal. À entrada dos últimos 10 minutos, os alemães reduziram a desvantagem para uma bola e, com Manuel Gaspar mais uma vez a dizer “presente”, os comandados de Paulo Jorge Pereira conseguiram voltar aos dois golos à maior.

No entanto, passados 5 minutos, os germânicos empataram tudo a 29 e, mais tarde, a 30 bolas mas, sem nunca conseguirem a liderança do marcador, desde o 17-16 que antecedeu o intervalo.

Com um time out português, a 45 segundos do final da partida e com o resultado favorável em 30-31, o técnico português colocou a decisão na mão dos atletas entre “arriscar e ganhar de certeza, ou jogar pelo seguro” e foi aí que Miguel Martins pediu aos seus colegas “vamos com 6, fazemos despiste, despiste“, pedindo aos seus colegas para aguentarem até ao final, aquele que viria a ser o último ataque da partida. E foi optando pelo seguro que Portugal conseguiu levar o ataque até muito perto do apito final, concluindo o jogo tal e qual como começou – com um golo de Diogo Branquinho.

Destaques desta tarde para Miguel Alves, melhor marcador de Portugal, com 7 golos, Miguel Martins que comandou o ataque luso durante os 60 minutos contribuindo com 5 golos e 7 assistências, Luís Frade com uma exibição defensiva muito sólida e ainda, com três golos marcados e alguns livres de sete metros conquistados e, por último, Manuel Gaspar que defendeu as redes portuguesas durante toda a partida e, só nos últimos trinta minutos, contabilizou 7 defesas.

Calendário Jogos #HeróisDoMar

Jogos de Preparação
03/11/2021 – 18h00 – Luxemburgo x Portugal (21:39)
05/11/2021 – 19h15 – Portugal x Alemanha (28:30)
07/11/2021 – 14h00 – Alemanha x Portugal (30:32)

Torneio Yellow Cup
07/01/2022 – 16h45 – Montenegro x Portugal
08/01/2022 – 19h15 – Suíça x Portugal
09/01/2022 – 12h30 – Portugal x Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Fase de Grupos (Budapeste)
14/01/2022 – 19h30 – Portugal x Islândia, RTP2
16/01/2022 – 17h00 – Portugal x Hungria, RTP2
18/01/2022 – 19h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2

Partilha nas Redes Sociais!

1 comentário

  1. António Marques em 8 de Novembro, 2021 às 17:46

    Mais um passo na afirmação do andebol português no âmbito europeu e mundial. Viva o belo trabalho da federação e dos principais clubes portugueses.

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Ema Bastos

Treinadora de andebol e licenciada em Marketing, Ema pertence à equipa da 7Metros desde fevereiro de 2018, onde é Diretora de Marketing e Comunicação e Responsável pela Equipa de Design. O andebol é a sua grande paixão e, juntamente com a 7Metros, tem como objetivo fazer crescer a nossa modalidade em Portugal.