Saltar para o conteúdo

Portugal-Alemanha: joga-se amanhã a primeira-mão de acesso ao Mundial

WhatsApp Image 2021-04-16 at 12.20.02

A seleção nacional feminina enfrenta as consagradas homónimas alemãs, amanhã, dia 17 de Abril, às 20h30, no Pavilhão do Luso, na Mealhada. O jogo foi decidido através de sorteio, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena (Áustria), em Março. Pela primeira vez nos playoffs desta competição mundial, a armada lusa está confiante e leva com ela o exemplo dos masculinos para acreditar na vitória e enaltecer o sonho português.

Escrito por Ana Guedes

Ao comando de Ulisses Pereira, a equipa tem-se preparado para este apuramento histórico com dois momentos de estágio: passou os últimos quatro dias no Centro de Estágios do Luso, que somou ao prelúdio de Março, no Centro de Estágios de Rio Maior, entre treinos, ginásio e um jogo-treino contra a seleção do Brasil. Nos últimos dias, as vinte atletas portuguesas convocadas têm estreitado laços e reforçado sinergias e tácticas.

O jogo, contra uma seleção claramente mais forte e experiente, marca a estreia nacional da equipa feminina no apuramento para o Mundial. Já as adversárias germânicas estiveram presentes em 23 das 25 edições do torneio, consagrando-se campeãs em 1993 e ganhando três medalhas de bronze. Para a comitiva portuguesa, a história tem trazido menos troféus, dos quais se destaca apenas o 16º lugar no Campeonato Europeu da Macedónia em 2008.

Portugal-Alemanha: joga-se amanhã a primeira-mão de acesso ao Mundial

Para carimbar a presença no Mundial – que decorre em Espanha, na região da Catalunha, de 1 a 19 de Dezembro – a seleção precisa de vencer a Alemanha. As falhas defensivas são uma das apostas do ataque português, contra uma rival com atletas mais altas e pesadas, com uma metodologia de jogo muito disciplinada. A heterogeneidade da equipa portuguesa, pautada pelas diferentes idades e campeonatos onde atuam, é um dos fatores que favorece esta estreia, quer pelo fator surpresa das mais novas, quer pela experiência europeia das jogadoras internacionais.

Entre as apuradas e de acesso direto, encontram-se Espanha (anfitriã) e a Holanda (vencedora da 24ª edição do Mundial), às quais se juntam a Dinamarca, Noruega, Croácia e França, enquanto melhores equipas do campeonato europeu EHF 2020. Nos playoffs marcam presença as congéneres Rússia, Alemanha, Montenegro, Hungria, Suécia, Roménia, Sérvia, Polónia, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Ucrânia, Macedónia do Norte, Islândia, Áustria, Itália, Suíça, Bielorússia, Turquia e Portugal. Para trás, na fase de grupos, ficaram Israel, Luxemburgo, Lituânia, Grécia, Kosovo e Ilhas Faroé, com a excepção finlandesa, cuja ausência foi justificada pelo contexto pandémico.

Para este primeiro duelo, relembramos que a lista de convocadas foi anunciada pelo treinador em Março e pode recordá-la aqui

Depois do jogo de amanhã, as portuguesas viajam para Hahn, na Alemanha para disputar a segunda mão, a 20 de Abril.

Portugal luta assim por um lugar entre as melhores equipas do mundo, num jogo com transmissão em directo no Canal 11.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos