Saltar para o conteúdo

Portugal 30-25 Lituânia: Heróis do Mar vencem grupo de qualificação

ret

A Seleção Nacional Portuguesa enfrentou, este domingo, a formação da Lituânia no CDC Matosinhos. O encontro que marcou o último jogo da fase de qualificação para o EHF Euro 2022 terminou com um resultado favorável para os portugueses, que desta forma garantiram o primeiro lugar do Grupo 4.

A partida começou de forma equilibrada e com poucos golos marcados por ambas as equipas. Portugal entrou bem a nível defensivo, mas, no que toca ao ataque, faltou eficácia na hora de rematar à baliza. À passagem do primeiro quarto de hora, o resultado estava empatado a seis bolas, o que espelhava perfeitamente o rumo do jogo dentro das quatro linhas.

Humberto Gomes foi a principal figura do primeiro tempo, ao evitar que a Lituânia se distanciasse demasiado no marcador. Alexis Borges, Alexandre Cavalcanti e Miguel Martins, com dois tentos cada, foram os portugueses que mais contribuíram para o resultado ofensivo no fim dos primeiros 30 minutos. Apesar do equilíbrio constante durante o primeiro tempo, o jogo foi para intervalo com um resultado de 11-12, a favor da equipa da Lituânia.

Portugal 30-25 Lituânia: Heróis do Mar vencem grupo de qualificação

No regresso para a segunda parte, o equilíbrio permaneceu durante os primeiros 15 minutos. No decorrer desses momentos, foi a vez de Gustavo Capdeville brilhar na defesa das redes lusitanas. Já no ataque, os problemas de finalização continuaram a impedir os portugueses de passar para a frente do marcador.

A um quarto de hora do fim do encontro, a seleção portuguesa reagiu de forma muito positiva, conseguindo jogar com mais velocidade no ataque. A mudança de intensidade ofensiva resultou de imediato no aumento da eficácia dos atletas portugueses. A dez minutos do fim, a vantagem de Portugal já era de quatro golos. Vantagem essa que se manteve até ao apito final, com a seleção portuguesa a vencer por 30-25. Os destaques no final do jogo foram para António Areia, melhor marcador português, com oito golos, e Alexandre Cavalcanti com sete remates concretizados.

A Lituânia causou-nos algumas dificuldades mas fizemos um jogo seguro” admitiu António Areia no final do encontro. Já o jogador de primeira linha, Rui Silva, destacou que “o mais importante foi conseguir ganhar e garantir o primeiro lugar do grupo.” “Na primeira parte cometemos alguns erros inabituais e quisemos resolver as coisas muito rápido. Na segunda parte já jogamos com mais continuidade e paciência e conseguimos desconstruir a defesa do adversário com mais facilidade” afirmou o técnico Paulo Pereira comentando a melhoria da prestação portuguesa do primeiro para o segundo tempo.

Com este resultado, a equipa orientada pelo selecionador Paulo Pereira, garantiu assim o primeiro lugar do grupo 4, fechando esta fase de qualificação com “chave de ouro”. Agora que a presença no Europeu 2022 está assegurada, as atenções dos Heróis do Mar voltam a virar-se para os Jogos Olímpicos 2020, competição que se segue no calendário da seleção portuguesa.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Andreia Morais

2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação. Redatora na secção de desporto no jornal académico: ComUM. Atleta de andebol desde 2016.