Marrocos 20-33 Portugal: Apuramento garantido

Portugal venceu Marrocos por 20-33 na 2ª jornada da fase de grupos do Mundial, garantindo um lugar na main round. A 7Metros pediu a Tiago Cunha, técnico principal do Sporting Club da Horta, do Campeonato Placard Andebol 1, para fazer a análise deste encontro.
Segundo jogo e segunda vitória portuguesa neste Campeonato do Mundo, esta partida frente à seleção de Marrocos, que tinha já deixado uma boa imagem na jornada inaugural frente à Argélia.
O selecionador português optou pela utilização do 7×6 desde o apito inicial, com o objetivo de recuar a defesa profunda que os marroquinos tinham apresentado no primeiro jogo. Esta opção mostrou-se acertada: Portugal criou várias situações de finalização de 1 contra o guarda-redes, embora a falta de eficácia aos 6 e 7 metros nos primeiros 20 minutos tivesse permitido que Marrocos sofresse apenas 5 golos neste período.
Ainda nesta fase, em que a baixa eficácia de finalização foi um problema, o 6×0 defensivo de Portugal não conseguiu anular o plano de jogo ofensivo dos marroquinos, que procuravam claramente os 6 metros para aumentarem a probabilidade de sucesso, apesar de Humberto Gomes ir mantendo uma boa eficácia na baliza portuguesa.
Os últimos 10 minutos da primeira parte foram bem diferentes. Portugal corrigiu a finalização aos 6 metros e melhorou claramente a sua defesa, o que permitiu alguns golos na transição ofensiva, terminando assim os primeiros 30 minutos com uma igualdade a 12 golos.
Após o descanso, Portugal abdicou do 7×6 no ataque, mas poucas vezes teve de usar ataque posicional. A chave do jogo foi claramente a melhoria da prestação defensiva da nossa seleção no final da primeira parte e durante o segundo tempo.
A nossa seleção tornou-se forte na defesa, sem abdicar do seu sistema defensivo 6×0, mas apresentando comportamentos bem diferentes: o sistema foi menos profundo e com maior utilização do bloco, anulando assim o pivot adversário. Vários destes blocos defensivos permitiram diversos golos em transição ofensiva, chegando assim aos 19 – 13 nos primeiros 40 minutos de jogo.

Esta entrada forte no segundo tempo terminou por completo com as esperanças marroquinas, que a partir desse momento deixaram de acreditar em qualquer surpresa.
Desta forma e conforme se esperava, o jogo terminou com uma vitória clara da nossa seleção por uns esclarecedores 33-20.
Se dúvidas existissem, ficou provado que existe muita qualidade da equipa portuguesa, com muitas soluções, o que permite uma grande rotatividade dos atletas por parte do selecionador.
Apesar das adversidades iniciais do jogo, Portugal nunca se perdeu e conseguiu transformar um jogo inicialmente complicado num jogo com uma segunda parte tranquila, o que demonstra bem a força da mentalidade de todo este grupo.
PARECE FÁCIL, mas o que parece fácil dá muito trabalho. Parabéns a todos pela passagem à próxima fase deste Campeonato do Mundo.