Saltar para o conteúdo

M20 EHF Euro: Portugal é vice-campeão europeu!

EUROPEU SUB 20   FINAL POR x ESP, em Matosinhos, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Foto: Federação de Andebol de Portugal

Finalmente chegou o dia da grande final e os portugueses comparecerem em grande número para apoiar Portugal no jogo decisivo do M20 EHF Euro 2022.

De relembrar que o primeiro confronto entre estas equipas nesta competição terminara com uma vitória portuguesa ao cair do pano. Ambas as seleções foram a jogo com o mesmo registo neste Europeu: cinco vitórias e uma derrota. 

Carlos Martingo escolheu os seguintes jogadores para fazer o ataque à medalha de ouro: Diogo Rêma Marques nas redes, Pedro Oliveira e Tiago Teixeira nas pontas, Martim e Francisco Costa nas laterais, Nuno Queirós a pivô e André Sousa a central, a trocar com Gabriel Cavalcanti, que assumia as ações defensivas.

A seleção nacional conseguiu entrar bem na partida, começando a vencer por 2-0. A Espanha conseguiu dar resposta à investida da armada lusa rapidamente, entrando num período de 10 minutos no qual lideraram o marcador. Após voltar a empatar o jogo (7-7, aos 15 minutos), os portugueses conseguiram manter a discussão pelo resultado acesa. Ao intervalo, Portugal vencia a partida por 16-15.

M20 EHF Euro: Portugal é vice-campeão europeu!
Foto: Federação de Andebol de Portugal

Os heróis do mar tiveram uma entrada em grande na segunda parte, conseguindo alargar a vantagem para três golos, aos sete minutos. Portugal conseguiu aguentar-se na liderança do marcador durante grande parte da segunda parte, assumindo o controlo do jogo. Aos 53 minutos, após um parcial de 5-0, os espanhóis passaram para a frente no marcador (32-33). Os espanhóis conseguiram manter-se na frente, passando a vencer por dois golos, a 49 segundos do fim, momento onde Carlos Martingo pediu time out.

Um golo de André Sousa, a 40 segundos do fim, não foi suficiente para Portugal sair deste Campeonato da Europa com o troféu. A vitória espanhola foi por 35-37.

Com o fim do M20 EHF Euro 2022, a EHF destacou um conjunto de jogadores para o All-Star team, da qual fizeram parte os irmãos Costa: Martim, como melhor lateral esquerdo, e Francisco, como melhor lateral direito e goleador máximo do torneio (58 golos).

Terminou assim a caminhada de Portugal neste Europeu sub-20, que não só ficou marcada pela brilhante prestação da seleção nacional, mas também pelo incansável e enorme apoio dos portugueses, que encheram os todos pavilhões para dar força à armada lusa ao longo de toda a competição.

Em declarações após o encontro, Carlos Martingo agradeceu todo o fantástico apoio dos portugueses neste Europeu, abordando o impacto que esta caminhada tem para o andebol nacional:

“É impressionante a empatia que este grupo de jovens conseguiu criar com toda a gente. Não me parece muito normal uma equipa de andebol sub-20 ter toda esta onda de apoio. Esta onda positiva do andebol nacional já tem alguns anos, nomeadamente com a última medalha de prata do andebol português, em 2010. Felizmente, todo o sucesso que o andebol português tem tido nos escalões de formação tem já tido repercussões na seleção, e não tenho dúvidas que continuará a ser assim, no futuro a curto-médio prazo.”

André Sousa, que terminou a final com 10 golos marcados, também falou do apoio que a seleção recebeu ao longo desta caminhada e do impacto que terá no futuro do andebol português:

“Enquanto jogadores sentimos uma força externa muito grande, quer através de mensagens, quer através do público que esteve sempre no pavilhão, ou em casa, a puxar por nós. Diria que nenhum de nós esteve num pavilhão tão cheio a receber tanto apoio, e estamos muito gratos por isso. Acho que esta pode ser uma alavanca interessante, como já houveram outras no passado, para o andebol português continuar a desenvolver-se e a ter o sucesso que tem vindo a ter nos últimos anos. Agora é continuar a trabalhar para elevar bem alto o nome do nosso país.”

Portugal iguala, assim, a sua melhor prestação de sempre em Campeonatos da Europa sub-20, tendo conseguido, em 2010, a medalha de prata. 

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

David Braga