Saltar para o conteúdo

Jorge Maqueda de regresso ao HBC Nantes

Jorge Maqueda

O lateral direito, Jorge Maqueda, atualmente ao serviço do Telekom Veszprém, foi anunciado como reforço do HBC Nantes a partir da próxima época e com contrato válido até 2024.

Aos 33 anos, Jorge Maqueda volta ao clube francês que já representou durante três épocas, entre 2012 e 2015, e, em declarações ao HBC Nantes, confessa estar feliz por este regresso:

Estou muito feliz por estar de volta a Nantes depois de tantos anos. Para mim, a decisão foi fácil de tomar. Senti um forte interesse do clube por mim e guardo em memória 3 anos muito bonitos passados no “H”.

Jorge Maqueda

Jorge Maqueda já representou clubes como o FC Barcelona, CB Alcobendas, e CB Aragón, no seu país natal, até que surgiu a sua primeira mudança para o estrangeiro, em direção a França, onde encontrou o HBC Nantes.

Depois de três temporadas ao serviço dos franceses do “H”, Jorge Maqueda representou o RK Vardar da Macedónia entre 2015-16 e 2017-18. Seguiu-se nova mudança, desta vez rumo à Hungria, onde representou o Pick Szeged em 2018-19 e em 2019-20, embora na última época se tenha mudado para os rivais húngaros – Telekom Veszprém – onde permanecerá até ao final da presente época.

No seu palmarés, Jorge Maqueda já conta com diversos títulos, quer ao serviço de clubes, quer ao serviço da seleção espanhola. Em Espanha conquistou duas Ligas dos Pirinéus (competição extinta em 2012), um Campeonato Espanhol, uma Taça de Espanha, uma Supertaça Espanhola e, ainda, um Campeonato da Segunda Divisão de Espanha.

Em França, ao serviço do HBC Nantes, conquistou uma Taça da Liga em 2014-15. Já na Macedónia somou três Taças da Macedónia, três Campeonatos da Macedónia, uma Supertaça da Macedónia, duas SEHA League e ainda uma EHF Champions League.

Na Hungria, seguiu-se a conquista de títulos, primeiro ao serviço do Pick Szeged com uma Taça da Hungria e, mais tarde, com o Telekom Veszprém somou uma Taça da Hungria e duas SEHA League.

Com a camisola da seleção espanhola, Jorge Maqueda marcou presença em quatro Mundiais, conquistando duas medalhas de bronze em 2011 e 2021, e um ouro em 2013. Além dos quatro Mundiais, o lateral esteve também presente em quatro Europeus, conquistando um bronze, uma prata e um ouro. O lateral direito esteve ainda presente em duas edições dos Jogos Olímpicos, em 2012, onde os espanhóis não foram além dos quartos de final e, em 2021, quando trouxeram a medalha de bronze.

A contratação de Jorge Maqueda vem reforçar o “adeus” de Kiril Lazarov – melhor marcador de sempre na EHF Champions League – no final da presente temporada.

Em declarações ao clube de Nantes, Jorge Maqueda acredita que tem algo a acrescentar à equipa:

Acredito que posso trazer a minha força, a minha garra e o meu desejo é dar o meu melhor em cada treino e em cada jogo. Para mim, a melhor maneira de progredir e alcançar objetivos é treinar e jogar a 100%. Isto é o que eu tento fazer.

Jorge Maqueda

O lateral espanhol referiu ainda o ambiente que se vive na H Arena e que sempre considerou os adeptos do clube seus adeptos:

Sempre disse que jogar na H Arena é algo especial porque está sempre cheia. Os adeptos são uma verdadeira força e ajudam a equipa a ganhar jogos. Adoro a atmosfera que colocam nas bancadas e hoje todos os jogadores querem vir e jogar contra o Nantes para experienciar este ambiente. Estão entre os melhores adeptos da Europa. Apesar dos anos que passaram, sempre os considerei meus adeptos. Estou realmente ansioso por voltar, por jogar com a camisola do “H” e por desfrutar com eles.

Jorge Maqueda

Jorge Maqueda irá juntar-se assim a Pedro Portela e Alexandre Cavalcanti, portugueses que representam o HBC Nantes.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Ema Bastos

Treinadora de andebol e licenciada em Marketing, Ema pertence à equipa da 7Metros desde fevereiro de 2018, onde é Diretora de Marketing e Comunicação e Responsável pela Equipa de Design. O andebol é a sua grande paixão e, juntamente com a 7Metros, tem como objetivo fazer crescer a nossa modalidade em Portugal.