Saltar para o conteúdo

Equipas portuguesas conhecem futuro nas competições europeias

fd9a9064-c1b2-4330-a864-a4d481c91839

Depois de ter apresentado há alguns dias a EHF Champions League em femininos e masculinos para a época 2020-21, a Federação Europeia de Andebol (EHF) revelou hoje como serão as outras competições europeias. Entre outras competições foi apresentada a nova EHF European League (Liga Europeia EHF), que vem substituir a antiga Taça EHF como segunda maior competição europeia de clubes de andebol.

A EHF revelou que Sporting Clube de Portugal irá ser uma das nove equipas com entrada direta na segunda eliminatória da prova em 2020-21. Já Sport Lisboa e Benfica e Clube de Futebol “Os Belenenses” terão de disputar a primeira eliminatória da prova, que contará com um total de 30 equipas.

Já nas competições femininas, a EHF anunciou que as duas representantes portuguesas irão disputar a nova EHF European Cup (Taça Europeia EHF), que vem substituir, em ambos os géneros, a antiga Taça Challenge. O Colégio de Gaia/Colgaia Toyota ficou diretamente colocado na terceira eliminatória, que tem o total de 23 equipas, enquanto o Alavarium/Love Tiles, que ocupa o lugar deixado vago pelo Madeira Andebol SAD, vai entrar na segunda eliminatória, com outras 17 equipas.

Na competição masculina, a nova Liga Europeia teve 12 equipas, de 12 países diferentes, com entrada direta na fase de grupos. Trata-se neste caso de doze equipas de grande valia, com destaque para o colosso alemão Sportclub Magdeburg e para a conhecida equipa espanhola do Club Balonmano ABANCA Ademar León. As outras doze equipas que irão participar na fase de grupos terão primeiro que passar uma ou até duas pré-eliminatórias, que irão ser jogadas em finais de Agosto e Setembro.

As primeiras equipas portuguesas a entrar em competição serão o Benfica e o Belenenses, na primeira eliminatória, onde poderão encontrar alguns adversários de grande qualidade, como sejam o HC Metalurg da Macedónia, o Bidasoa Iruna de Espanha ou o MT Melsungen da Alemanha. A EHF irá anunciar ainda durante esta semana a composição dos potes para o sorteio da primeira eliminatória, que se irá realizar na próxima terça-feira, dia 28 de julho.

Na segunda eliminatória irão participar as 15 equipas vitoriosas na primeira eliminatória e as nove equipas colocadas diretamente pela EHF nesta fase, nomeadamente o Sporting, mas também alguns verdadeiros colossos do andebol europeu, como os franceses do Montpellier Handball e os alemães dos Füchse Berlin e dos Rhein-Neckar Löwen.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Carlos Amaral

Membro da equipa desde Junho de 2020, o Carlos é um antigo jornalista da Secção Internacional do Correio da Manhã e Business Director na agência de traduções TETRAEPIK. Na 7 Metros dedica-se sobretudo ao andebol da Alemanha, Suíça e Áustria. Começou a jogar andebol como Infantil no SKV Eglosheim da Alemanha e é ainda jogador do Clube de Futebol de Sassoeiros, onde também foi vice-presidente e ainda é dirigente.