Saltar para o conteúdo

EHF EURO: França e Noruega avançam para a final!

NOR-FRA-Euro2020

Depois de mais de duas semanas de competição, finalmente são conhecidas as duas finalistas do EHF Euro feminino 2020. Após vários jogos de alto nível, França e Noruega são as duas seleções que vão lutar pelo título de campeã europeia.

França 31-19 Croácia

A primeira semifinal do EHF Euro, colocou frente-a-frente duas equipas com verdadeiras aspirações ao título. Contudo, desde cedo se percebeu que seria a seleção francesa a fazer a festa, tal foi a entrada em falso por parte das croatas.

Contra as atuais campeãs europeias, a Croácia conseguiu impor-se, e ao fim de sete minutos venciam por 2-3. No entanto, esse foi o início do fim para as comandadas de Nenad Sostaric.

A equipa francesa conseguiu um parcial de 9-0 (!), que deixou o resultado em 11-3 à entrada para os últimos dez minutos da primeira parte. A diferença continuou a aumentar e ao intervalo o marcador assinalava 15-5 favorável à equipa “da casa”.

O segundo tempo foi mais equilibrado, com a equipa Croata a perder por apenas um golo nos segundos 30 minutos (15-14), mas o estrago já estava feito. A vantagem obtida pela seleção francesa permitiu a Les Bleus, controlar e gerir o resultado até ao final, altura em que as atletas de Olivier Krumbholz festejaram o apuramento para o jogo decisivo.

No final, o técnico croata afirmou que o jogo fora perdido no primeiro tempo devido á falta de eficácia no ataque, destacando também que esta fora a primeira presença da Croácia nesta fase da competição, e que apenas cinco atletas da sua convocatória, são profissionais.

Image by: Kolektiffimages

Noruega 27-24 Dinamarca

A jogar em casa, a Dinamarca queria garantir o apuramento para a final em frente dos seus adeptos, mas Nora Mork e as atletas norueguesas tinham outros planos.

O encontro começou, e depois do equilíbrio inicial, a equipa dinamarquesa conseguiu cavar um fosse de quatro golos (6-10) à entrada para os dez minutos finais da primeira parte. A guardiã Sandra Toft ia-se mostrando a um nível muito alto, o que permitiu à Dinamarca manter-se na frente do marcador (10-13) quando ambas as equipas recolheram aos balneários.

A seleção caseira voltou a marcar o primeiro golo na segunda parte, mas cinco minutos depois a Noruega chegava ao empate por intermédio de Stine Oftedal, que fez o 14-14 aos 35 minutos. O tempo que se seguiu foi marcado por igualdades sucessivas e mudanças de liderança, mas um parcial de 2-0 para as jogadoras norueguesas aos 50 minutos, permitiu criar uma diferença que foi chave para o resultado final.

Aos 54 minutos a equipa de Thorir Hergeirsson já liderava por 26-22, conseguiu segurar a liderança até aos minutos finais, chegando assim à sua 11ª final de um Europeu.

No final do encontro o treinador dinamarquês, Jesper Jansen, mostrou-se triste, mas orgulhoso do esforço da sua equipa, frente a um adversário que muitos consideram ser o melhor do mundo.

Objetivos para a Final

França e Noruega marcam assim um encontro para a grande final do EHF Euro no domingo.  As Francesas procuram manter o ceptro de campeãs da Europa, enquanto que a equipa da Noruega quer vencer a sua oitava medalha de ouro europeia.  

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos