Saltar para o conteúdo

EHF Euro feminino: Main round cada vez mais perto

EHF Euro feminino: Main round cada vez mais perto
Image by: kolektiffimages

No quinto dia do EHF Euro feminino, Espanha, Rússia e Noruega venceram as suas partidas, tendo o outro encontro terminado empatado a 21.

Espanha-República Checa

Na última jornada do Grupo B, a seleção Espanhola procurava a sua primeira vitória, que garantiria a passagem à main round do EHF Euro 2020. Num jogo com emoção até ao último segundo, nuestras hermanas carimbaram o triunfo e o passaporte para a fase seguinte da competição.  

As jogadoras checas começaram melhor e depressa chegaram à vantagem, dominando no plano ofensivo e defensivo. Ao intervalo a sua vantagem já era de cinco golos (11-16), e parecia o fim da linha para a Espanha, que não era capaz de inverter o rumo dos acontecimentos.

Contudo, a cerca de 20 minutos do fim, tudo começou a mudar. A perder por 16-22, a seleção espanhola conseguiu um parcial de 8-1, passando para a liderança (24-23) a menos de cinco minutos do final. A República Checa não conseguia dar a volta e as jogadoras quebraram mentalmente, marcando apenas oito golos na segunda parte, e apenas dois nos últimos 20 minutos!

Rússia- Suécia

A seleção russa venceu o seu terceiro e último jogo, fazendo assim o pleno se vitórias com três triunfos em três encontros disputados.

Frente à Suécia, a Rússia mais uma vez dominou desde o apito inicial, não dando grandes hipóteses à sua congénere sueca. Depois de cinco minutos a vantagem já era de dois golos (5-3), e ao fim de 15 minutos as vice-campeãs europeias já venciam por 11-6. Mesmo assim, a equipa sueca conseguiu reagir e ao intervalo a diferença firmava-se nos dois golos, 15-13.

O segundo tempo viu o jogo regressar com a mesma toada, e apesar do empate (16-16) obtido aos 35 minutos, esse foi o último suspiro sueco, que não mais se conseguiu aproximar da seleção da Rússia, perdendo por 30-26, mas seguindo para a main round na segunda posição do grupo.

Roménia-Noruega

A Noruega voltou a ganhar de forma clara e somou a terceira vitória em três jogos na fase preliminar do EHF Euro, desta vez ao bater a Roménia por 20-28, com uma excelente exibição da guardiã Katrine Lunde.

Desde cedo se percebeu que a Noruega queria fazer o pleno de vitórias, e a equipa depressa chegou aos quatro golos de vantagem (8-12), mas talvez por algum relaxamento, as norueguesas permitiram a recuperação da Roménia que chegou ao empate a 13, resultado com que ambas as equipas recolheram aos balneários.

No segundo tempo o jogo pautou-se pelo equilíbrio, com igualdades sucessivas e trocas de liderança, mas à entrada para o quarto de hora final, a Noruega começou a crescer e abriu um pequeno fosse de quatro golos que cresceu até aos oito, diferença visível no resultado final, com o marcador a assinalar 20-28.

A guarda-redes norueguesa, Katrine Lunde, foi a jogadora do encontro ao terminar com 15 defesas e 43% de eficácia defensiva.

EHF Euro feminino: Main round cada vez mais perto
Image by: kolektiffimages

Alemanha-Polónia

A seleção germânica avançou para a main round do EHF Euro feminino depois de empatar a 21 com a Polónia na terceira jornada do Grupo D.

As atletas polacas entraram a todo o gás e começaram o jogo com um parcial de 3-0. A Alemanha tentou responder, mas a vantagem da Polónia cresceu até aos quatro (2-6), antes do selecionador alemão pedir um time-out à passagem dos dez minutos.

O tempo técnico surtiu o efeito desejada e as atletas germânicas regressaram com outra atitude, chegando ao empate já perto do intervalo, quando o cronómetro assinalava 27 minutos, e recolhendo aos balneários para o intervalo com a liderança, 9-8.

A segunda parte viu o equilíbrio manter-se ao longo dos 30 minutos, com várias trocas de liderança e igualdades sucessivas. A Alemanha entrou para o último minuto na frente por 21-20, mas Aleksandra Rosiak marcou o golo do empate a trinta segundos do fim, fazendo o resultado final.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos