Saltar para o conteúdo

EHF Euro feminino: Arranca a Main Round

EHF Euro feminino: Arranca a Main Round
Image by: Kolektiffimages

Foram quatro os jogos disputados no primeiro dia da Main Round do EHF Euro feminino, com Rússia, Croácia, França e Noruega a saírem vencedoras dos seus encontros.  

Montenegro 23-24 Rússia

O primeiro jogo do Grupo I foi entre a seleção do Montenegro e as vice-campeãs europeias, a Rússia.

O Montenegro entrou melhor o jogo, e depressa chegou a uma vantagem de 4-1, aproveitando alguma apatia por parte das atletas russas. Contudo, as vice-campeãs responderam, e de que forma, ao conseguirem um parcial de 1-7, que fez o resultado saltar de 4-1 para 5-8 quando o marcador assinalava 17 minutos jogados. A equipa montenegrina respondeu, e dois minutos depois chegava ao empate (8-8), relançando a incerteza no resultado.

Um jogo de parada e resposta com várias trocas de liderança, a equipa “da casa” conseguiu recuperar a liderança a dois minutos do fim, mas ao intervalo o marcador assinalava uma igualdade a 13.

A segunda parte pautou-se pelo equilíbrio até aos dez minutos finais. Daria Samokhina fez o 20-21 aos 52 minutos da linha de sete metros, um golo que ditou o início do fim para o conjunto de Montenegro. A Rússia marcou mais três golos sem resposta, fazendo o 20-24 a cinco minutos do fim.

Contudo, a seleção montenegrina ainda assustou a sua congénere russa. Durdina Jaukovic fez o 23-24 a um minuto do fim, e a equipa teve bola para empatar o encontro a segundos do fim, mas a defesa russa conseguiu tapar os caminhos para a sua baliza e somou mais uma vitória neste EHF Euro feminino.

Croácia 25-20 Roménia

Apesar dos seis golos de Cristina Neagu e dos cinco de Eliza Buceschi, a Roménia foi derrotada pela Croácia, num jogo em que as comandadas de Bogdan Burcea até começaram melhor.

A Roménia entrou a todo o gás, e frente a um adversário de peso, depressa assumiu a liderança e cavou um fosse de quatro golos (4-8) quando o cronómetro marcava 17 minutos jogados. No entanto, tudo mudou depois de Anca Polocoser marcar o oitavo golo da sua equipa.  

O conjunto croata acordou, e conseguiu um parcial de 10-1 no espaço de dez minutos, passando para a frente de forma clara, com uma vantagem de 14-9. Neagu ainda reduziu perto do intervalo, mas ambas as equipas recolheram aos balneários com o marcador a assinalar 14-10 favorável à Croácia.

No segundo tempo a equipa de Nenad Sostaric dominou de início ao fim, gerindo o resultado e a sua confortável vantagem, sem nunca ter que se desgastar demasiado.

O resultado final foi uma vitória por 25-20, a quarta em quatro jogos para a Croácia neste EHF Euro feminino.

EHF Euro feminino: Arranca a Main Round
Image by: Kolektiffimages

França 26-25 Espanha ´

Num dos grandes jogos do dia, a campeã europeia, França, bateu as vice-campeãs do mundo, Espanha, num encontro disputado até ao último minuto.

A campanha de nuestras hermanas nesta edição do EHF Euro tem sido tudo menos tranquila. Para piorar a sua situação, tinham pela frente um adversário que não venciam em jogos oficiais desde o Campeonato da Europa de 2006.

A campeãs europeias queriam continuar essa série de vitórias sobre a congénere espanhola, e tal ficou visível nos minutos iniciais, quando as atletas espanholas foram, paulatinamente, criando uma vantagem que chegou aos seis golos em cima do intervalo por intermédio de Grace Zaadi Deuna na conversão de um livre de sete metros. Espanha mostrava pouco cuidado com a bola, o que levava a muitas falhas técnicas.

Ao intervalo algo mudou, uma vez que essa mesma equipa regressou dos balneários com atitude diferente. Depois de uns minutos iniciais de alguma confusão, a seleção espanhola começou a recuperar, e à entrada para os dez minutos finais tinha encurtado a diferença para apenas um golo, graças a um remate certeiro de Marta Lopez.

Voltava a incerteza no resultado, mas França continuava por cima. Apesar dos esforços adversários, as gaulesas venciam por três a dois minutos do fim (26-23), e o melhor que Espanha conseguiu fazer foi colocar o resultado na diferença mínima.

Holanda 25-32 Noruega

Mais um grande jogo no primeiro dia da Main Round, com a campeã mundial, Holanda, a enfrentar uma das principais favoritas a vencer a competição, a Noruega.

O conjunto Norueguês não tem facilitado até agora, e quem esperava que tal acontecesse depois de ver a equipa holandesa ganhar uma vantagem de 2-0 no início do ogo, depressa perdeu tal ideia.  A Noruega passou para a liderança aos quatro minutos, graças a um golo de Stine Skogrand, e não mais a perdeu.

Lentamente, as nórdicas foram aumentando a diferença, e ao intervalo o marcador já assinalava uma vantagem de seis golos, 16-10.

Na segunda parte o jogo manteve o mesmo rito, com Nora Mork e a Noruega a aumentarem o fosso – chegou aos dez golos à passagem do minuto 48, 18-28 – e a Holanda a correr atrás do prejuízo.

O resultado final foi mais uma vitória fácil por parte da Noruega, que segue de vento em popa neste EHF Euro feminino. Quanto à Holanda, o treinador Emmanuel Mayonnade afirmou que estava triste e desapontado com a derrota.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos