Saltar para o conteúdo

EHF Champions League: O regresso da maior competição

EHF Champions League site

A EHF Champions League 2021-22 tem início marcado para esta quarta feira, dia 15, e conta com vários portugueses além da única equipa portuguesa em competição: FC Porto.

Montpellier HB vs Pick Szeged

Gilberto Duarte ao serviço do Montpellier HB volta à maior competição europeia de clubes, após um ano de participação na EHF European League, de onde foram afastados pelos alemães do Füchse Berlin nos quartos de final da prova. Esta quarta feira o lateral português regressa à competição para enfrentar outro português, e antigo colega de equipa no FC Porto, Miguel Martins que fará a sua estreia na EHF Champions League ao serviço do Pick Szeged.

A equipa de Gilberto Duarte já conta no seu palmarés com dois troféus da competição, 2003 e 2018, enquanto que a equipa de Miguel Martins procura a primeira participação na EHF Final4 Champions League. O lateral de 31 anos ainda não venceu a prova mas já conta com uma presença na VELUX EHF Final4 Champions League 2019 ao serviço do FC Barcelona, de onde saiu com a medalha de bronze. O central de 23 anos alcançou os oitavos de final da competição em dois anos consecutivos ao serviço dos dragões.

Quanto às movimentações de ambas as equipas, segundo a EHF, Miguel Martins e Kent-Robin Tonnesen são as principais contratações da equipa húngara, e destaca ainda as saídas de Joan Canellas (Schaffhausen) e Jonas Källman (SL Benfica). A equipa de França é destacada pelos jogadores que viu partir, Melvyn Richardson (FC Barcelona) e Jonas Truchanovicius (HC Motor).

A última vez que Montpellier HB e Pick Szeged se encontraram na fase de grupos foi em 2014-15, quando os húngaros venceram em casa e em França verificou-se um empate.

O duelo entre os portugueses pode ser acompanhado amanhã, quarta feira, pelas 17h45 na EHFTV.

HC Meshkov Brest vs THW Kiel

Nuno Farelo terá a sua estreia na EHF Champions League já amanhã, quarta feira, ao serviço do Meshkov Brest. O técnico português segue como treinador adjunto de Dani Gordo Rios, que este ano abraçaram o projeto da equipa bielorrussa depois de terem trabalhado juntos ao serviço do CB Nava.

Na última época, o Meshkov Brest alcançou os quartos de final, bem como o THW Kiel, no entanto, os alemães foram os grandes vencedores da EHF Final4 de 2020 relativa à época 2019-20, mas que, devido à COVID-19, se realizou em dezembro, durante a época 2020-21.

A equipa do português Nuno Farelo venceu em 2019-20 os alemães em casa por 33:30 mas acabou por perder fora de portas por 31:23.

A estreia de Nuno Farelo pode ser acompanhada em direto na EHFTV, quarta feira, dia 15, pelas 17h45.

HC Motor vs FC Porto

O FC Porto é a única equipa portuguesa em competição e vai enfrentar, na primeira jornada, o HC Motor da Ucrânia. Os dragões já enfrentaram os ucranianos por três ocasiões encontrando-se tudo empatado: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.

À semelhança do que aconteceu com o FC Porto nos oitavos de final, sendo afastado pelos dinamarqueses do Aalborg Handbold, a equipa do HC Motor também viu a sua participação terminada nessa fase da prova, tendo sido eliminados pelo Meshkov Brest.

O FC Porto chega esta época à EHF Champions League com saídas marcantes do plantel, caso de André Gomes e Miguel Martins, mas também viu chegar peças importantes como Pedro Valdés, e tem, pelo menos, duas contratações que se irão estrear na prova Pedro Cruz com 37 anos e Diogo Oliveira com 24.

A equipa do HC Motor viu entrar Jonas Truchanovicius, atleta lituano e antigo colega de equipa de Gilberto Duarte no Montpellier HB, que já conta com um título de campeão europeu conquistado em 2018 ao serviço do clube francês.

Pode-se acompanhar os dragões em direto no Porto Canal, na próxima quinta feira, dia 16, às 17h45.

SG Flensburg-Handewitt vs Barça

O Barça de Luís Frade enfrentará os alemães do SG Flensburg-Handewitt naquele que é distinguido pela EHF como o Match of the Week (MOTW).

Ambas as equipas já se encontraram nove vezes em jogos da EHF Champions League e o saldo geral sorri à equipa espanhola com 7 vitórias, mas a equipa alemã venceu o mais importante: a meia final de 2013-14.

A equipa de Luís Frade já consomou dois troféus esta época que ainda agora começou, a Supertaça Espanhola e a Supertaça da Catalunha, o Flensbrug apenas disputou dois jogos na Bundesliga e no qual registou um empate e uma vitória.

Os espanhóis do Barça são os atuais detentores do troféu depois de uma época imaculada com 62 vitórias em outros tantos jogos, nas diversas competições. Na final da EHF Champions League, os espanhóis encontraram o Aalborg que havia eliminado a equipa do Flensburg nos quartos de final da competição.

Este ano a equipa de Luís Frade enfrentou várias mudanças, desde o treinadorXavi Pascual rumou ao Dinamo Bucuresti ao qual sucedeu Antonio Carlos Ortega – e também as saídas de Jure Dolenec, Cedric Sorhaindo, Kevin Møller e ainda o fim de carreira de Raúl Entrerrios. Em sentido contrário garantiram a contratação de Melvyn Richardson e Ali Zein.

Do lado alemão o SG Flensburg-Handewitt garantiu Emil Jakobsen, Kevin Møller e Aaron Mensing. Será a primeira vez que Kevin Møller enfrentará a sua antiga equipa.


Grupo A

Montpellier HB vs Pick Szeged – 15 setembro – 17h45 – EHFTV

Elverum Handball vs HC Vardar 1961 – 15 setembro – 17h45 – EHFTV

HC Meshkov Brest vs THW Kiel – 15 setembro – 17h45 – EHFTV

HC PPD Zagreb vs Aalborg Håndbold – 15 setembro – 19h45 – EHFTV


Grupo B

CS Dinamo Bucuresti vs Lomza Vive Kielce – 16 setembro – 17h45 – EHFTV

HC Motor vs FC Porto – 16 setembro – 17h45 – EHFTV

Telekom Veszprém vs Paris Saint-Germain Handball – 16 setembro – 17h45 – EHFTV

MOTW: SG Flensburg-Handewitt vs Barça – 16 setembro – 19h45 – EHFTV

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Ema Bastos

Treinadora de andebol e licenciada em Marketing, Ema pertence à equipa da 7Metros desde fevereiro de 2018, onde é Diretora de Marketing e Comunicação e Responsável pela Equipa de Design. O andebol é a sua grande paixão e, juntamente com a 7Metros, tem como objetivo fazer crescer a nossa modalidade em Portugal.