Saltar para o conteúdo

Duelo Franco-Romeno na meia-final da European League Feminina

Duelo Franco-Romeno na meia-final da European League Feminina

É um duelo entre Roménia e França e disputa-se pela primeira vez no contexto da final four da EHF European League feminina. As duas equipas europeias, CS Minaur Baia Mare e Nantes Atlantique Handball encontram-se numa estreia marcada para sábado, 8 de Maio de 2021, às 12h45. No mesmo dia, defrontam-se as dinamarquesas Herning-Ikast Håndbold e as húngaras Siófok KC (vencedoras da última competição), para descobrir quem é que vai marcar presença na final da liga europeia.

Nas semifinais desta competição, as Romenas jogam em casa, no pavilhão “Sala Polivalenta Lascar Pana”. Num torneio da responsabilidade do Minaur Baia Mare a equipa não podia estar mais satisfeita com esta participação, embora a treinadora, Costica Buceschi, afirme que não sejam a equipa favorita.

A jogar fora, as francesas do Nantes Atlantique Handball têm-se preparado para um jogo que consideram difícil por ser fora de casa, mas a estreia nesta competição dá-lhes alento e revigoração. Guillaume Saurina, treinador do Nantes, é um dos que não consegue esconder a felicidade da sua equipa estar entre as melhores quatro equipas da Europa, especialmente para uma equipa que só se tem destacado no campeonato nacional de forma mais clara desde 2013, ingressando agora nas melhores também da liga europeia.

Nesta meia-final da EHF European League feminina encontram-se duas equipas heterogéneas: as romenas têm feito uma época de excelência, sem nenhuma derrota em casa e com algum calibre nesta competição. O Baia Mare marcou presença durante a qual marcaram um interregno de 5 anos, tendo acontecido pela última vez na época de 2015/1016 e em sete épocas anteriores, entre 2002/2003 e essa última edição. Ao invés, as francesas, embora não tenham carimbado lugares nesta competição, têm vindo a evoluir imenso como equipa desde 2013 e crescido de uma forma bastante homogénea para atingir as melhores equipas da europa.

Duelo Franco-Romeno na meia-final da European League Feminina

O Baia Mare classificou-se para a fase de grupos directamente, após terminar em terceiro na liga romena, enquanto que a homónima francesa ingressou na fase de grupos de Novembro de 2020, defrontando as romenas do SCM Gloria Buzau em duas mãos renhidas (ganharam 23-16 na primeira mão e, embora tenham perdido 21-27 na segunda, ficaram com um total de 44-43, levando a vantagem de um golo). Para elevar a fasquia desta European League feminina, ambas as equipas chamaram sangue novo europeu para integrar as equipas, juntam-se ao talento de jogadoras como Linn Blohm, Cristina Laslo e Ana Marie Tanasie no Baia Mare e, na formação adversária, de Nathalie Hagman, Bruna de Paula e Marion Maubon.

Até chegarem a este momento histórico das semifinais, os quartos de final da European League aconteceram entre 27 de Março e 4 de Abril, com vitórias das romenas contra as suas conterrâneas HC Dunărea Brăila por 31-24 na primeira mão e 27-25 na segunda.

Durante a fase de grupos, de 9 de Janeiro a 21 de Fevereiro, o Minaur Baia Mare encontrou-se com as norueguesas do Storhamar Handball Elite e o Astrakhanochka da Rússia, no grupo C, perdendo apenas 1 de 3 jogos. No grupo B, o Nantes entrou a perder contra o Handball Club Lada da Rússia, vencendo os cinco jogos seguintes contra as turcas do Kastamonu Belediyesi GSK e contra o MKS Perla Lublin da Polónia.

Devido às restrições da covid-19, não são permitidos adeptos na bancada. O jogo tem transmissão online, no site da EHF às 12h45. Às 18h defrontam-se Siófok KC – Herning-Ikast Handbold. No domingo, 9 de Maio, disputa-se o terceiro e quarto lugares às 12h45 e, às 18h00 acontece a grande final da primeira edição da EHF European League feminina.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos