Saltar para o conteúdo

Conhecidos os melhores do mundo em 2019

Conhecidos os melhores do mundo em 2019

A Federação Internacional de Andebol – IHF – anunciou os vencedores dos prémios de melhor jogador e jogadora do mundo em 2019, bem como os melhores treinadores do ano nas vertentes masculina e feminina

Melhor jogador do Mundo

Para a organização internacional, o melhor jogador do mundo em 2019 foi o guarda-redes dinamarquês do THW Kiel, Niklas Landin Jacobsen.

O guardião de 31 anos foi uma peça fundamental para as conquistas da equipa alemã, que em 2019 venceu a EHF Cup, mas também da sua seleção, com a qual venceu o Campeonato do Mundo de 2019 enquanto capitão, sendo também eleito o melhor guarda-redes da competição.

Landin tornou-se assim o quinto guarda-redes a receber a distinção de melhor jogador do mundo depois de Henning Fritz (2004), Arpad Sterbik (2005), Thierry Omeyer (2008) e Slawomir Szmal (2009).

Melhor jogadora do Mundo

Na vertente feminina, a melhor jogadora do mundo foi a central norueguesa do Győri Audi ETO KC, Stine Bredal Oftedal.

Ofteal teve um ano de 2019 incrível ao vencer a sua segunda EHF Champions League consecutiva com o Györi, a Taça da Hungria e também o Campeonato Nacional Húngaro.

Para além dos feitos coletivos, a central destacou-se ao ser eleita a melhor central da edição da Liga dos Campeões, a melhor central do ano para o portal Handball-Planet.com, e também a jogadora estrangeira do ano na Hungria.

Conhecidos os melhores do mundo em 2019

Melhor Treinador Masculino

Na categoria de Melhor Treinador de uma equipa masculina em 2019, a escolha recaiu sobre o dinamarquês Nikolaj Jacobsen.

Com a seleção dinamarquesa, Jacobsen venceu o cobiçado título mundial, o primeiro da história da seleção dinamarquesa de andebol. Já pelo Rhein-Neckar Löwen da Alemanha, o ano foi menos positivo, tendo terminado a época 2018-19 em quarto lugar, e a 2019-20 em quinto.

Melhor Treinador Feminino

Por fim, na categoria de Melhor Treinador de uma equipa feminina em 2019, o eleito foi o francês Emmanuel Mayonnade.

Mayonnade teve um ano de 2019 repleto de conquistas, tanto como selecionador como treinador de clube.

Ao serviço do Metz Handball de França fez a dobradinha ao vencer o campeonato e a Taça de França, sendo também eleito o melhor treinador da Liga dos Campeões. Já com a seleção holandesa foi capaz de atingir o auge do andebol mundial ao vencer o Campeonato do Mundo de 2019 no Japão, conseguindo assim o primeiro título da história da seleção holandesa feminina.

Partilha nas Redes Sociais!

Deixe um comentário





Interessado em impulsionar o Andebol?

O principal objectivo da 7M é promover o Andebol, tanto a nível Nacional, como Internacional, seja Feminino ou Masculino.

Leonardo Costa Bordonhos

Membro da equipa desde 2018, o Leonardo concilia as posições de Diretor de Redação e Redes Sociais da 7Metros. Ganhou o gosto pelo andebol quando começou a praticar a modalidade no Almada AC, e desde então procura fazer crescer o desporto em Portugal. Licenciado e Mestre em jornalismo desportivo, podem acompanhá-lo no Twitter: @leo_bordonhos